para Edifícios: Eficiência Energética
e Automação Completa
A Gestão Técnica Centralizada (GTC), também conhecida como Sistemas de Automação e Controlo de Edifícios (SACE), é essencial para a automação e otimização energética de edifícios. Este sistema centraliza o controlo e monitorização de todos os equipamentos mecânicos e elétricos, incluindo ventilação, iluminação, sistemas de energia, incêndio, segurança, entre outros, utilizando uma combinação avançada de software e hardware.
A WiseBuilding projeta e implementa sistemas intuitivos e de fácil navegação que permitem a exploração e controlo do edifício numa tela única, transformando edifícios convencionais em edifícios inteligentes e eficientes, permitindo a integração, monitorização e controlo de todas as infraestruturas técnicas de um edifício, proporcionando um ambiente mais confortável, seguro e sustentável.
- Eficiência Energética: Ao otimizar o funcionamento dos sistemas técnicos, é possível alcançar uma significativa poupança de energia.
- Conforto e Segurança: A GTC ajusta automaticamente as condições ambientais e garante a segurança das instalações.
- Sustentabilidade: Contribui para a redução da pegada ecológica ao promover a utilização racional dos recursos.
- Manutenção Preventiva: A monitorização contínua permite identificar e resolver problemas antes que se tornem críticos.
Software
A WiseBuilding criou o WiseFramework, uma solução de software com a certificação BACnet B-AWS para integração, controlo, gestão e visualização de última geração nos sistemas de automação para edifícios. Desenvolvido para redefinir a forma como os edifícios são operados através de uma plataforma aberta e uma harmonização perfeita entre dados gerados pelo edifício através do suporte de vários protocolos, incluindo BACnet, Modbus, KNX, OPC-UA e MQTT. Através do recurso da tecnologia Haystack, o software capacita também o edifício para o futuro na vanguarda na integração dos vários sistemas técnicos.
Satisfação dos clientes
WiseFramework é baseado numa base de dados rápida e otimizada para processamento e análise de dados o que lhe permite uma operação e monitorização de todos os tipos de dispositivos e sistemas na rede numa ampla gama de aplicações, desde pequenas e simples até muito grandes e complexas.
Inclui aplicações para permitir a criação fácil de painéis personalizados a cada utilizador e gráficos dos edifícios e equipamentos, com navegação altamente intuitiva que funcionam de forma sincronizada em dispositivos móveis através da tecnologia HTML 5. Tem também a potencialidade para gerar relatórios personalizados como consumos de energia, análise aos desvios dos consumos de energia, resumo de avarias e alarmes, faturação ou gestão de documentos e ainda no apoio à detecção de falhas da instalação de uma forma preditiva graças à sua capacidade de análise de dados.
A grande escalabilidade do software permite-lhe a gestão de várias instalações e empreendimentos em simultâneo baseado numa arquitectura distribuída e cloud-ready adicionando dessa forma valor para aplicações que necessitem de flexibilidade. Sendo que através das tecnologias de cyber segurança implementadas no software é garantido ao utilizador uma maior segurança na utilização.
WiseFramework disponibiliza ainda para o seu utilizador a ferramenta Wise2Cloud que fornece acesso remoto seguro e encriptado aos dados em tempo real eliminando a necessidade de uma rede privada virtual (VPN) para reduzir custos navegando instantaneamente, através de qualquer browser em qualquer lugar do mundo, permitindo também a integração segura com aplicações na cloud de terceiros.
Associado a este sistema existe a Wise Building /BrainBox AI, tecnologia de última geração que funciona como serviço na cloud melhorando o desempenho do equipamento de AVAC existente através de algoritmos preditivos e auto-adaptáveis usando inteligência artificial e computação na cloud.
O uso de AI nos edifícios pode reduzir até 40% na pegada de carbono gerada pelo edifício bem como redução até 25% nos custos de energia, extensão até 50% da vida útil do equipamento e uma melhoria até 60% no conforto dos ocupantes.