Poupança de Água nos Edifícios. Novos Desafios Técnicos.
Novos Desafios Técnicos para a poupança de água nos edifícios

A água é um recurso parco e indispensável. O uso mais eficiente da água quando necessário e sem desperdícios exige que os edifícios e equipamentos sejam mais eficazes em termos de uso de água, e as empresas, profissionais e cidadãos possam utilizá-la de forma mais eficiente. A água desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social e é um pré-requisito para a saúde humana, crescimento económico e protecção ambiental, uma vez que é utilizada para consumo doméstico e público, agricultura e pecuária, e construção. Por conseguinte, poupar água em edifícios sustentáveis é uma das tendências ecológicas do ciclo da construção. Torna os países e o seu parque edificado mais resistentes e, por conseguinte, beneficia-nos a todos pois, a escassez de água será uma realidade num futuro não muito distante.

Poupanças entre 30% a 50% nos edifícios

Segundo a ADENE, nos edifícios estima-se um potencial de eficiência hídrica de 30% a 50%. A introdução de soluções de eficiência hídrica pode gerar uma economia combinada, em água e energia nos edifícios, na ordem dos 800 Milhões de euros por ano só no setor doméstico, equivalente a uma poupança superior a 51% da fatura da água das famílias. Isto tendo também em consideração a poupança da energia usada para aquecer essa água.
Se nada for feito, as consequências serão ruinosas:

  • Redução da produção de energia a partir de fontes renováveis.
  • Aumento dos custos nacionais e da dependência do exterior em matéria de energia.
  • Aumento das emissões de CO2 com a produção de eletricidade, devido ao maior recurso a combustíveis fósseis.
  • Baixa de qualidade da água para consumo humano.
  • Baixa da qualidade da água para uso na agricultura com impacto directo na saúde.
Sistemas de Gestão Inteligente de Água

Instalar um sistema de gestão de água, incluindo a ligação da rede do edifício a um sistema de gestão digital que dá acesso à utilização diária de água pode permitir compreender a utilização de água e agir mais eficientemente, bem como identificar perdas de água na rede e equipamento durante períodos de não-utilização.

Esta gestão integral do ciclo da água, deve transformar dados em conhecimento, com recurso a modelos analíticos e preditivos suportados em Machine Learning e Deep Learning  identificando anomalias, de preferência em tempo real.

É claro que isto serve para perceber onde estão os maiores gastos ou perdas, mas para potencializar a eficácia destes equipamentos é preciso também tomar medidas, que podem ser:

  • Captação de águas pluviais para sanitas, rega, limpeza e/ou utilização industrial.
  • Reaproveitamento de águas cinzentas através de um sistema de tratamento.
  • Inclusão de equipamentos com controlo de horários, armazenamento e distribuição de água quente.
  • Redução do uso de água através da implementação de tecnologias como a utilização de um sistema técnico.
AQUA+

aquamais

À semelhança da classificação energética de equipamentos e edifícios, existe já há algum tempo uma nova forma de classificar o desempenho hídrico dos edifícios chamada AQUA+. Esta classificação determina e comunica, numa escala de F (menos eficiente) a A+ (mais eficiente), a performance hídrica dos edifícios.

Identifica e promove medidas de melhoria na fase de projeto de edifícios novos e reabilitações, para atingir a máxima eficiência e classificação e nos edifícios em utilização, para uma maior economia e resultados eficazes na substituição e seleção de novos equipamentos.

O AQUA+ já está disponível para imóveis residenciais (AQUA+ Residencial) e para empreendimentos turísticos e alojamentos locais (AQUA+ Hotéis). Segundo o site oficial, em breve irá estender-se à tipologia comércio e serviços.

A WiseBuilding® está capacitada tecnicamente para apoiar o seu processo de construção de raíz ou renovação nas componentes de intervenção em sistemas técnicos e eficiência hídrica. Consulte-nos.

Wise Building® Management System - A solução certificada e personalizada.

O Wise Building® Management System é uma solução de software com a certificação BACnet B-AWS para integração, controlo, gestão e visualização de última geração nos sistemas de automação para edifícios. Desenvolvido para redefinir a forma como os edifícios são operados através de uma plataforma aberta e uma harmonização perfeita entre dados gerados pelo edifício através do suporte de vários protocolos, incluindo BACnet, Modbus, KNX, OPC-UA e MQTT. Através do recurso da tecnologia Haystack, o software capacita também o edifício para o futuro na vanguarda na integração dos vários sistemas técnicos.

Posts relacionados

Preferências de Privacidade
Quando visita o nosso site, podem ser armazenadas informações de serviços específicos através do seu navegador, geralmente em forma de cookies. Aqui pode alterar as suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar a sua experiência no site e nos serviços que oferecemos.