Conhece a WiseBuilding?
Hoje queremos partilhar um pouco dos bastidores da WiseBuilding (Wise para os amigos) e o que temos feito no cenário da automação e gestão de edifícios em Portugal.
Nesta entrevista, mergulharemos nas origens e na visão da empresa, explorando como nos mantemos atualizados num setor em constante evolução. Além disso, conheceremos um pouco da cultura organizacional, bem como os esforços que temos feito em prol da sustentabilidade e eficiência energética.
Projeto
- Como surgiu a WiseBuilding e como definiriam a visão da empresa?
A WiseBuilding nasceu como um projeto de um grupo de amigos com vasta experiência na área da automação industrial e automação de edifícios. A visão para a empresa foi desde muito cedo clara e simples, ou seja, fazer bem e proporcionar ao cliente um sistema de gestão centralizada com a melhor relação preço/qualidade, capaz de gerir de forma eficiente qualquer tipo de edifício ou infraestrutura, assegurando ao cliente o Return on Investment (ROI).
- O mercado de IoT e automação industrial está em constante evolução. Como é que garantem que os vossos serviços estão sempre atualizados?
Estamos sempre em constante evolução e aprendizagem, tentamos dentro da equipa da WiseBuilding incutir o espírito da criação e da inovação. Tentamos um pouco incutir uma frase de Bernard Shaw: “Os outros sonham com coisas que foram, e perguntam-se ‘Por quê?’ Eu sonho com coisas que nunca foram, e pergunto-me ‘Por que não?'”. Mas claro, não é só com este espírito que conseguimos estar atualizados, mas também estando constantemente a par das últimas tendências, quer seja pela participação ou visita a feiras ligadas ao setor, ou pelo constante contacto que mantemos com os nossos fornecedores e parceiros. Com este espírito interno e a proximidade dos nossos parceiros e fornecedores, acreditamos que estamos e vamos criar novas ideias e soluções diferenciadoras, assim conquistando a confiança dos nossos clientes.
- Quais são os principais benefícios que os clientes podem esperar ao adotar os sistemas de gestão de edifícios da WiseBuilding?
O nosso principal foco é a adoção de sistemas que sejam intuitivos e fáceis de manusear por parte dos clientes, e não nos “perdemos” em questões demasiado técnicas que, no final, muitas vezes só acabam por criar entropia na sua utilização. Acima de tudo, queremos proporcionar ao nosso cliente um sistema útil, capaz e rápido, adotando para este fator a regra dos 3 cliques até o utilizador chegar ao equipamento que pretende manusear.
- A gestão técnica de edifícios é uma parte fundamental dos serviços oferecidos pela WiseBuilding. Como esta gestão pode contribuir para a eficiência operacional dos edifícios?
A verdade é que, neste momento, o mercado da gestão técnica representa a maior fatia do nosso trabalho. Considerando que os edifícios representam aproximadamente 40% da energia consumida na Europa, os sistemas de automação nos edifícios podem dar uma contribuição significativa neste contexto. Seja pela automatização de sistemas de climatização ou iluminação dentro dos edifícios, seja pelos insights que um sistema de gestão técnica é capaz de fornecer, com o uso deste tipo de tecnologias, podemos, de facto, mudar o paradigma.
- Sabemos que a WiseBuilding trabalha com diversos setores, desde edifícios comerciais a hospitais, instalações industriais, entre outros. Como adaptam as vossas soluções para atender às necessidades específicas de cada cliente?
Na Wisebuilding fazemos como se costuma dizer “um fato a medida”, olhamos para cada projeto de uma forma diferente, porque a realidade neste campo é que os projetos nunca são iguais pois existe sempre uma particularidade ou outra diferente de outros projetos realizados, o que nos leva a encarar cada um de uma forma única. E sendo que dispomos de diferentes soluções no nosso portfolio tentamos também dessa forma nos adaptar para que o produto final seja o melhor.
- Com a crescente preocupação com a sustentabilidade e a eficiência energética, como é que a WiseBuilding está a contribuir para reduzir o consumo de energia nos edifícios?
A sustentabilidade e eficiência energética vão muito para além dos edifícios, têm, acima de tudo, de passar a ser a forma como levamos a nossa vida no dia a dia. Na WiseBuilding, implementamos as melhores soluções que visam a otimização energética, proporcionando aos clientes consideráveis diminuições dos consumos de energia primária e, consequentemente, aumento do lifecycle dos equipamentos.
- Podem compartilhar conosco algum caso de sucesso em que a WiseBuilding ajudou um cliente a otimizar suas operações e obter resultados impressionantes?
Um dos projetos que fizemos recentemente e que nos deu particular satisfação foi a renovação do sistema de gestão técnica do Hotel Solverde, em Espinho. O cliente possuía um sistema de gestão obsoleto na sua amplitude e, com a implementação do sistema de gestão WiseFramework da WiseBuilding, em conjunto com a colocação de novas formas de controlo, permitiu ao cliente obter uma redução significativa dos custos de energia primária.
- Como é que a empresa colabora com outras organizações e parceiros para oferecer soluções integradas?
A WiseBuilding dispõe de um portfólio de soluções bastante alargado, que vão desde soluções simples para habitação até soluções mais complexas, como hospitais ou edifícios laboratoriais. Para estas soluções, trabalhamos com as principais marcas de referência no mercado, não só da gestão técnica centralizada, mas também nos sistemas de automação residencial, a chamada domótica, onde, com os nossos parceiros e marcas, somos capazes de oferecer soluções integradas feitas à medida de cada cliente, garantindo não só a instalação mas também a manutenção destes sistemas técnicos.
- Entendemos que a inovação está no DNA da WiseBuilding. Quais são as tendências futuras que estão a acompanhar e como estão a preparar-se para uma futura implementação?
Neste momento, para nós, as palavras-chave são a digitalização e a inteligência artificial. Atualmente, assistimos a um shift no mindset das pessoas e, consequentemente, os edifícios que ocupam terão de acompanhar esta trajetória evolutiva. Para nós, a inteligência artificial terá um papel preponderante num futuro muito próximo, na forma como gerimos e interagimos com os edifícios, permitindo assim grandes benefícios na operação do dia a dia. A wisebuilding, com o espírito de criação e inovação que a caracteriza, está atenta e a trabalhar numa solução capaz de oferecer aos nossos clientes esta nova realidade.
Vida Diária
- Têm alguma história engraçada ou curiosa para compartilhar sobre a vida na empresa? Algo que tenha acontecido durante um projeto ou evento que traga um sorriso ao rosto?
A Wisebuilding foi uma empresa que nasceu em pleno covid; por isso, alguns dos nossos primeiros trabalhos foram nessa fase. É engraçado hoje pensar que, em plena pandemia, estes amigos, com todas as indefinições e com muitos mercados fechados, decidiram arriscar e avançar para a criação de uma empresa sem se saber muito bem o que iria acontecer à nossa volta. Mas, como dizia António Gedeão: “O sonho comanda a vida.” E foi este sonho e vontade que nos levou e leva a acreditar neste projeto.
- Além do trabalho, quais são algumas atividades ou iniciativas que a WiseBuilding promove para criar um ambiente descontraído e inspirador para os seus colaboradores?
Ao longo do ano, tentamos promover atividades de descontração que ajudem a reunir a equipa da Wisebuilding em situações que não sejam de trabalho, mas sim de pura diversão e convívio. Com isto, acreditamos que conseguimos estreitar laços e amizades entre toda a equipa, criando assim um grupo criativo, unido, coeso e forte, capaz de aceitar qualquer desafio.
- Como incentivam a criatividade e a inovação dentro da empresa? Existem espaços ou momentos reservados para estimular a geração de novas ideias?
Sendo a equipa toda ela muito jovem, tentamos desde o primeiro dia criar um ambiente de descontração, para que as pessoas se sintam à vontade para tomar a iniciativa e gerar debates de ideias. Promovemos e incentivamos toda a equipa a falar e a dar a sua opinião, com o objetivo de melhorarmos e sermos capazes de inovar nas soluções que oferecemos aos nossos clientes.
- A WiseBuilding, apesar de ainda poder ser considerar uma startup, já conquistou uma excelente reputação no mercado. Quais são os planos futuros da empresa para expandir a sua presença global e continuar a oferecer soluções inovadoras?
Queremos, acima de tudo, consolidar a nossa posição a nível interno e dar continuidade ao crescimento a nível externo, de forma a projetarmos uma empresa global capaz de criar projetos inovadores e de valor acrescentado para o cliente final. No entanto, esta consolidação nacional e projeção internacional só serão uma realidade porque estamos reunidos com as melhores marcas, melhores parceiros e, acima de tudo, com a melhor equipa de colaboradores. É com todos estes que queremos continuar a escalar a nossa montanha, tendo sempre como foco fazer bem e melhor, de forma a entregarmos projetos com valor acrescentado aos nossos clientes.
- Para os jovens empreendedores que estão a iniciar as suas próprias empresas, poderiam compartilhar uma dica valiosa com base na vossa experiência?
Por muito que digam que vai ser difícil, não desistam!
A WiseBuilding® está capacitada tecnicamente para apoiar em qualquer projecto de integração, controlo, gestão e visualização de última geração nos sistemas de automação para edifícios. Consulte-nos.
O WISEFRAMEWORK é uma solução de software com a certificação BACnet B-AWS para integração, controlo, gestão e visualização de última geração nos sistemas de automação para edifícios. Desenvolvido para redefinir a forma como os edifícios são operados através de uma plataforma aberta e uma harmonização perfeita entre dados gerados pelo edifício através do suporte de vários protocolos, incluindo BACnet, Modbus, KNX, OPC-UA e MQTT. Através do recurso da tecnologia Haystack, o software capacita também o edifício para o futuro na vanguarda na integração dos vários sistemas técnicos.