Nova norma para o desempenho energético dos edifícios - EN ISO 52120-1:2022

Há uma nova norma ISO desde Setembro de 2022.

Há uma nova norma ISO relativa aos sistemas de automação e controlo de edifícios (SACE). A partir de 30 de setembro, a nova EN IS0 52120-1:2022 “Energy performance of buildings – Contribution of building automation, controls and building management” (Desempenho energético dos edifícios – Contribuição da automatização, controlo e gestão de edifícios) passa a substituir a anterior EN 15232-1:2017 “Energy performance of buildings – Impact of Building Automation, Controls and Building Management “.

A norma EN 15232-1:2017 tem sido uma das maiores referências normativas para o segmento dos SACE, pois estabeleceu as funções de automatização, controlo e gestão técnica dos edifícios, e permitiu criar as classes de eficiência BAC. Na legislação nacional, esta importância demarca-se pelas referências que constam nos instrumentos legais e regulamentares relacionados com o Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), designadamente o Decreto-Lei n.º 101-D/2020 e legislação complementar.

Entrada em Vigor

Os trabalhos de tradução desta nova norma já se iniciaram, de forma que os profissionais do setor tenham ao dispor a versão portuguesa o mais brevemente possível. Mais abaixo encontrará um link para a tradução prévia que fizemos do checklist de verificação.

Recordamos que nos edifícios existentes com mais de 290kW (Potência Térmica combinada com Potência de Ventilação), decorrente da Diretiva EPBD de 2018, é obrigatória a implementação de sistemas SACE até 31 de dezembro de 2025, nas condições específicas no Decreto-Lei n.º 101-D/2020, como referimos aqui.

Os sistemas técnicos inseridos em GES (Grandes Edifícios de Serviços e Comércio)  que se encontrem em funcionamento devem dispor de plano de manutenção atualizado e adaptado às características dos sistemas técnicos abrangidos, que inclua as tarefas de manutenção a realizar, bem como, no caso de edifícios novos ou renovados, as premissas definidas em projeto.

edificios inteligentes
Os pontos seguintes resumem as principais diferenças entre a EN ISO 52120-1:2022 e a EN 15232-1:2017:
  • A descrição das funções de controlo no quadro 4 da EN 15232 está agora no quadro 5 da EN ISO 52120.
  • Novas funções de equilíbrio hidrónico para aquecimento e distribuição de frio foram adicionadas como as funções 1.4a e 3.4a respectivamente.
  • Nova função de controlo 4.1.3 baseada em demanda para o controlo do fluxo de ar de abastecimento ao nível da divisão “em função da procura da qualidade do ar (medição de CO2, COV, etc.)”.
  • As funções de controlo da iluminação 5.1.2 e 5.1.3 foram simplificadas para deixar de especificar o tempo máximo de reacção após a ocupação ou o nível de escurecimento.
  • Melhoramento da função de controlo do nível de luz 5.2.3 para diminuir a intensidade luminosa e finalmente desligar completamente as luminárias não só quando a luz do dia está disponível, mas também “quando é aplicado um controlo do nível de luz baseado na cena”.
  • Alterações de classes para algumas funções sob 1.10, 4.1, 4.4, 5.1 e 5.2.
  • O Quadro 7 contém as normas EPB referenciadas actualizadas que devem ter em conta as funções de controlo definidas no Quadro 5.
  • O Anexo B: “Requisitos mínimos do tipo de função BAC” é agora normativo e já não é apenas informativo.
  • Anexo E: A aplicação do BAC para EnMS especificado na ISO 50001 tem alterações substanciais devido à actualização da ISO 50001 publicada em 2018.
Checklist de verificação

Para apoiar os Estados-Membro na implementação da Directiva revista relativa ao desempenho energético dos edifícios (EPBD), o eu.bac criou uma lista de verificação para aferir conformidade dos requisitos do Sistema de Automação e Controlo de Edifícios (BACS) relacionados com as capacidades obrigatórias enumeradas nos artigos 14º e 15º. A Directiva de alteração 2018/844 tinha o prazo de transposição em Março de 2020. No entanto, vários países continuam a lutar para integrar eficazmente os requisitos do BACS na sua legislação nacional. A lista de verificação fornece uma lista de referência necessária para os Estados-Membro e outras partes interessadas para assegurar que os requisitos estabelecidos na Directiva são seguidos. Descarregue aqui a nossa tradução prévia.

Esta lista de verificação é o próximo passo neste compromisso, oferecendo uma ferramenta altamente detalhada para diversos stakeholders como inspectores, proprietários de edifícios, designers e instaladores de BACS e decisores políticos. Ajuda os profissionais da indústria a compreender que sistemas precisam de ser implementados, e ajuda as autoridades a distinguir os edifícios que cumprem os requisitos da EPBD BACS dos que não o fazem.

A WiseBuilding® está capacitada tecnicamente para apoiar o seu processo de transição ou habilitação a nível da intervenção em sistemas técnicos. Consulte-nos.

WISEFRAMEWORK - A solução certificada e personalizada.

O WISEFRAMEWORK é uma solução de software com a certificação BACnet B-AWS para integração, controlo, gestão e visualização de última geração nos sistemas de automação para edifícios. Desenvolvido para redefinir a forma como os edifícios são operados através de uma plataforma aberta e uma harmonização perfeita entre dados gerados pelo edifício através do suporte de vários protocolos, incluindo BACnet, Modbus, KNX, OPC-UA e MQTT. Através do recurso da tecnologia Haystack, o software capacita também o edifício para o futuro na vanguarda na integração dos vários sistemas técnicos.

Posts relacionados

Preferências de Privacidade
Quando visita o nosso site, podem ser armazenadas informações de serviços específicos através do seu navegador, geralmente em forma de cookies. Aqui pode alterar as suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar a sua experiência no site e nos serviços que oferecemos.